Você sabe o que são materiais recicláveis, ou o que precisa ser feito para reciclar?
Materiais recicláveis são aqueles que após sofrerem uma transformação física ou química podem ser reutilizados no mercado, seja sob a forma original ou como matéria-prima de outros materiais para finalidades diversas.
Há muitas dúvidas de quais são os materiais recicláveis e não recicláveis. A população muitas vezes não sabe onde cada resíduo deve ser descartado corretamente. Vale destacar que as lixeiras coletivas são divididas nas seguintes cores: amarelo (metais), verde (vidros), azul (papéis) e vermelho (plásticos).
Abaixo conheça os principais materiais recicláveis e não recicláveis:
Recicláveis: Latas de alumínio, latas de aço, tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros.
Não recicláveis: Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.
Recicláveis: Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos e embalagens.
Não recicláveis: Espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas, louças, lâmpadas e vidros temperados planos.
Recicláveis: Jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, envelopes, fotocópias, folhetos e impressos em geral. Não recicláveis: Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.
Recicláveis: Tampas, potes de alimentos, frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas e baldes.
Não recicláveis: Cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador e acrílicos.
Para reciclar um material é necessário que haja um processo de seleção prévia, isto é, a separação do lixo comum em papel, plástico, vidro, metal, orgânico e não recicláveis. Um processo de seleção muito conhecido atualmente é a coleta seletiva, que nada mais é do que um recolhimento de lixo feito seletivamente.
Após a separação dos resíduos, é preciso fazer uma nova triagem em subtipos de materiais para que estes tenham interesse comercial, como por exemplo, os plásticos são separados em plástico duro ou plástico mole, os metais em latão ou alumínio.
Veja algumas dicas de como reutilizar materiais recicláveis
Reaproveite as rolhas de vinho
Após a bebida ser consumida, em vez de jogar a rolha no lixo, você pode transformá-la em um belo chaveiro personalizado para levar as chaves de casa, do carro ou do trabalho. Basta colocar uma correntinha de metal com o círculo para as chaves na rolha e, pronto, você pode ter um chaveiro autêntico e criativo. Se quiser, pinte a rolha com tinta.
Reutilize potes de vidro
Em vez de descartar os potinhos de palmito, massa de tomate e compota, reutilize-os como vasinhos para suas plantas ou como copo para fazer batidas e drinks. Você pode decorar os potes com laços, paninhos ou canudos decorativos.
Faça artesanato com garrafas PET
As garrafas PET são muito versáteis e podem dar origem a diferentes itens, como puffs, vasos, vassouras, cofres e até quadros. Vale lembrar que as garrafas PET são consideradas umas das vilãs do meio ambiente, uma vez que são amplamente utilizadas no cotidiano das pessoas e demoram décadas para se decompor. Portanto, sempre que possível, reaproveite o material!
Reutilize as sacolas plásticas
O ideal é que você fuja das sacolinhas plásticas dos supermercados e dê preferência às ecobags. Porém, caso você acabe recebendo uma sacolinha plástica, reutilize-as para abrigar marmitas em sua bolsa, proteger suas mãos no momento de limpar a casa ou até mesmo para recolher as fezes do seu cão.
Dê vida à borra de café
O café está presente em praticamente todos os lares brasileiros. Caso sua casa consuma café, aproveite a borra para intensificar o crescimento de suas plantas. Para isso, basta misturar a borra de café com adubos e fertilizantes e colocar no solo.
Reutilizar ou reciclar materiais que iriam para o lixo, além de ser uma excelente maneira de ajudar o planeta a se tornar um local menos poluído, é uma forma muito interessante de obter artigos personalizados para sua casa sem gastar nada. Tudo depende da sua criatividade e do carinho com que você trata aquele material, que na verdade não é lixo.