Tentem manter os hábitos com um equilíbrio razoável. O nosso organismo não aceita desaforos. Mais uma vez a moderação é o foco a ser mantido!
As festas de fim de ano costumam comprometer as dietas saudáveis. Além dos quilinhos a mais, o abuso de comidas calóricas e bebidas alcoólicas no Natal e no Ano Novo podem desestabilizar o organismo humano, mas é possível fugir dos excessos. “É importante realizar uma ceia saudável e equilibrada e que, acima de tudo, possa ser gostosa e harmoniosa”, alerta a nutricionista Sheila Basso. Aprenda algumas dicas para caprichar nas festas com mais saúde!
PRATO SAUDÁVEL TAMBÉM PODE SER CRIATIVO
Use sua criatividade para criar novos pratos sem perder a identidade original deles. Sheila garante que é possível e o resultado fica bem agradável. “Substituir as rabanadas fritas por assadas, introduzir legumes e ervas ao arroz, a tradicional farofa pode ser de soja, garantindo qualidade e diversidade nas preparações”.
A nutricionista também sugere que alimentos frescos e orgânicos devam entrar nessa festa. “Entradas, petiscos, saladas com hortaliças, frutas e sucos naturais, além de serem menos calóricos, são fonte de vitaminas, minerais e compostos bioativos”. Esses nutrientes são fundamentais na prevenção de várias doenças, como diabetes. É a perfeita combinação do gostoso com o saudável.
ADOTE O NATURAL PARA SUA CEIA
O assado é a atração principal da noite. A nutricionista indica opções mais saudáveis de carne para investir neste fim de ano. “O peru é uma ótima opção de carne magra para o natal, fonte proteica com baixo teor de gordura. O chester, carne magra e saborosa, considerado também uma boa fonte de proteínas”. Ela também aprova a entrada de frutas e hortaliças na mesa. “São os alimentos que dão cor ao prato. Não só deixam a refeição mais atrativa, como também mais nutritiva”.
NOZES, AMÊNDOAS E AVELÃS
Sementes como nozes, amêndoas e avelãs são boas fontes de proteínas e minerais.“Esses alimentos contêm alta densidade de nutrientes e de substâncias bioativas que potencializam seus efeitos benéficos à saúde”, diz. Uma alternativa saudável e saborosa é acrescentar um mix de cereais integrais nos pratos da ceia como nozes, quinoa e lascas de amêndoas no arroz, por exemplo. Só em falar bate aquele apetite, né?
A TÃO ESPERADA SOBREMESA
“As frutas são mais bem-vindas do que os doces, mas quem não consegue festejar sem os mesmos, que tal trocar por uma compota com frutas frescas e secas? Além de serem deliciosas, são menos calóricas do que tortas, cremes, chantili, dentre outros”, indica Sheila.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL TODOS OS DIAS DO ANO
Agora que você já sabe como adotar pratos mais saudáveis para sua ceia é importante que isso aconteça em todos as refeições ao longo de todo o ano que está por vir. “O importante é que as refeições saudáveis predominem sobre as nossas eventuais recaídas. Uma feijoada só não vai estragar nosso verão. Assim como os excessos de fim de ano não comprometem a conduta de boa alimentação que adotamos ao longo do ano, ou que pretendemos adotar”, conclui a nutricionista.